sábado, 30 de janeiro de 2016

Emoções - como lidar com elas.

Se eu tivesse o poder de mudar a grade curricular do sistema educacional brasileiro, acrescentaria duas disciplinas: Educação Emocional e Educação Financeira. Sobre essa parte financeira conversaremos outro dia, vamos falar sobre as emoções.

É incrível como muitas vezes temos dificuldade para lidarmos com nossas emoções, com nossos conflitos internos, algumas pessoas mais que outras.

Estamos lidando com emoções o tempo todo, sejam elas positivas ou negativas e isso é normal na vida do ser humano, e nem sempre nos causa danos. O problema é quando não controlamos nossas emoções e isso nos leva a ter atitudes impensadas que muito nos prejudicarão, assim como a outros, até pessoas que amamos. E ao cometermos atos  impensados, que prejudicam a nós mesmos e a outros, temos  duas alternativas: ou nos satisfazemos com aquele ato por ver outras pessoas sofrerem (é o caso das pessoas que não tem um pingo de temor a Deus, pois mesmo sabendo que cometeu uma injustiça, não se arrepende, pensam em como foram espertas, são pessoas que estão dominadas por sentimentos negativos como o de vingança, ciúme ou inveja). A outra alternativa seria cairmos em si,  arrependermos verdadeiramente, e buscarmos ao Senhor para que Ele nos ajude a sair dessa situação.

O fato é que dentro de nossa mente, de um lado o Espírito Santo de Deus nos leva a reconhecer nossos erros, enquanto o diabo tenta nos enganar lançando pensamentos negativos, querendo fazer-nos acreditar em suas mentiras. A quem vamos dar ouvidos? Depende do quanto estamos dispostos a chegarmos mais perto de Deus, e quando Ele falar, possamos ter forças para obedecê-lo e fazer sua vontade. Conhecermos a palavra de Deus pode nos ajudar a controlar nossos pensamentos e emoções, pois saberemos discernir a vontade de Deus e a vontade do inimigo de nossa alma. E através de muita oração, do ouvir a Palavra, conseguiremos ter o fruto do espírito do “auto controle” e assim quem governará nossa vida seremos nós mesmos e não nossas emoções.

Assim que vir em nossa mente pensamentos negativos que desagradam ao Senhor, lance-os fora, e pense em coisas boas,  A palavra nos diz: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8. Lembre-se que ou controlamos nossos pensamentos ou eles nos controlarão.

Gosto de uma frase da pregadora Joyce Meyer: 
"Nossa vida externa é nossa reputação com os outros.
 Nossa vida interna (nosso interior) é nossa reputação com Deus."
 Portanto, não se preocupe muito com o que as pessoas pensam de você, sempre terão pessoas para te julgar e atirar pedras. Preocupe-se com seu interior, com o que Deus vê e sabe a seu respeito. As bençãos são consequências de uma vida dedicada ao amor a Deus e as pessoas.

Paz a todos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário