sábado, 12 de março de 2016

Diferença entre corpo, alma e espírito.

Afinal o que somos?  Corpo, alma ou espírito?

Somos um espírito, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Temos uma alma que é a sede de nossos sentimentos, desejos e emoções e habitamos em um corpo. Corpo, alma e espírito juntos, mas cada um com funções diferentes e precisam de alimentos diferentes para viver harmoniosamente. Se um deles não está sendo alimentado adequadamente, todo conjunto sofrerá danos.

Como alimentar o espírito, a alma e o corpo?
Devemos alimentar nosso espírito com a palavra e a presença de Deus através da leitura diária da bíblia, da oração, da comunhão com os irmãos em reuniões e na igreja. Precisamos disso regularmente para que o Espírito Santo tenha livre acesso para nos moldar segundo a vontade de Deus. Ele não pode agir em corações fechados e endurecidos.

Devemos também alimentar nossa alma, nossa mente com pensamentos que agradam a Deus. Ninguém está livre de não sentir raiva, inveja, ódio e ressentimentos. Mas Deus nos ensina que devemos ter a mente de Cristo. Para isso precisamos renová-la com pensamentos bons, rejeitar os maus pensamentos, pensamentos que maquinam o mal, que usam de mentira, inveja, ciúme, rancor, vingança... não provem  de Deus e se alimentarmos nossa alma com esses sentimentos ruins nosso corpo também sofrerá. Renove sua mente com pensamentos que agradem a Deus.

Nosso corpo também precisa de alimentos adequados e saudáveis, se nos alimentarmos de forma errada com alimentos muito gordurosos, embutidos, excesso de produtos industrializados com muita frequência, logo nosso corpo sentirá os danos. Devemos nos esforçar por nos alimentarmos de uma forma saudável, comer com moderação, incluirmos em nossa dieta frutas e alimentos que Deus deixou na natureza, sem que estejam enlatados, o nosso corpo certamente agradecerá.
Alimentando corpo, alma e espírito com inteligência e dedicação nos trará mais disposição para trabalhar, para fazer a obra do Senhor e vivermos de acordo com a vontade Dele. Não é fácil, mas vamos pedir ao Senhor que nos dê sabedoria e entendimento para cuidar desse bem tão precioso que é a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário