sábado, 12 de dezembro de 2015

Nossas reações diante de situações adversas da vida.

Há momentos em nossa vida  em que acontecem coisas que não estavam em nossos planos, pode ser fatores relacionados à carreira profissional, relacionamentos, vida pessoal, etc.

Situações adversas - Um rompimento amoroso, uma demissão inesperada, a perda de uma pessoa que amamos, uma doença que de repente nos assola, uma falsa acusação, o fato de não conseguirmos perdoar uma injustiça cometida contra nós... e por aí vai. São exemplos de algumas adversidades que podem acontecer na vida de qualquer pessoa. A diferença é que cada pessoa age e reage de maneiras diferentes diante dessas situações, conforme seu nível de maturidade emocional e espiritual.

Reações - E é quando essas situações chegam em nossa vida que o inimigo de nossa alma, o diabo, tenta nos destruir. Porque ele veio foi para isso mesmo, para matar, roubar e destruir. Então ele começa seu ataque pela nossa mente, lançando pensamentos que não agradam a Deus, como “eu vou me vingar, essa pessoa vai me pagar caro, eu desisto, quero morrer, é o fim pra mim, porque foi acontecer comigo...” Tudo isso são ataques espirituais do diabo que quer abalar nossa fé, que quer tirar-nos do propósito de Deus para nossa vida, quer tirar nossa paz.

O que essas reações podem ocasionar - Esses pensamentos são lançados pelo inimigo e se nós alimentarmos esses pensamentos eles vão minar a nossa paz, o nosso autocontrole, até que abala nosso emocional de uma forma que atinge até nosso organismo. Por exemplo: têm pessoas que perdem o apetite, já outras descontam toda ansiedade comendo ou comprando compulsivamente, perda de sono, cansaço exagerado em que a pessoa dorme muito e acorda muito cansado.

O que fazer então diante desses ataques espirituais? – Em Tiago 4,7 diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Muitos citam esse versículo e sabem que não devem aceitar os pensamentos negativos lançados pelo diabo, mas esquecem de que primeiramente devem sujeitar-se a Deus e depois disso resistir ao diabo. O significado da palavra sujeitar-se é render-se, depender, obedecer. Diante de situações que parecem não ter solução ao invés de revoltar-nos contra Deus e o mundo, devemos nos sujeitar perante Deus, obedecer a sua voz e reconhecer nossa dependência diante do Criador do mundo, não apenas porque Ele pode livrar-nos daquela situação, mas pelo que Ele é. Trata-se de uma guerra espiritual e a maioria das batalhas é travada em nossa própria mente. Não devemos alimentar pensamentos negativos lançados pelo inimigo. Não estamos livres desses pensamentos chegarem até nossa mente, mas podemos escolher se vamos dar ouvido a essas vozes ou não. Então comece por não aceitar pensamentos vingativos ou que vão contra os princípios de Deus. Diga em voz alta: “Pai eu não aceito esses pensamentos, eu reconheço que eles não vem de Ti, eu repreendo esses maus pensamentos em nome do Senhor Jesus, pois eu tenho a mente de Cristo.” e trate de pensar em outras coisas. Não é fácil, pode ser que não seja da primeira vez que você orar que vai resolver tudo, como eu disse trata-se de uma guerra, mas é vencendo a maioria das batalhas que se vence a guerra.

Usando as armas espirituais – Essas são as nossas armas: oração, adoração, leitura e meditação na Palavra de Deus, e estar constantemente na casa de Deus. No próximo post vou escrever mais sobre cada uma dessas armas e sua importância.
Paz!






2 comentários:

  1. Nossa! Disse tudo. Fiquei sem palavras. Parabéns, Lu!

    ResponderExcluir
  2. É o Senhor nos ensinando Sandra, e nós aprendendo juntas!!! Obrigada pelo carinho, beijos

    ResponderExcluir